Renegociação FIES 2019: Como Renegociar Dívida? SisFies e Regras

Beneficiários do FIES que desejarem fazer a renegociação FIES 2019 para usufruir do benefício poderão fazer sem grandes complicações. A renegociação FIES 2019 é uma ajuda que o Governo dá a todos os estudantes que querem pagar as suas mensalidades!

Renegociação FIES 2019

Renegociação FIES 2019

Os estudantes do Ensino Superior que por algum motivo queiram ajuda para estudar, poderão solicitar o FIES 2019 para obterem um financiamento dos seus estudos. Esse financiamento é oferecido aos estudantes que pertencerem a um instituição particular de ensino.

✓ Veja ainda informações sobre:

O estudante obtêm o recurso financeiro para financiar seus estudos e tem a facilidade de pagar as mensalidades para o Governo apenas depois de formados.

Essa opção de renegociação, é uma ótima alternativa para os estudantes que por algum motivo ficaram inadimplentes. Essa facilidade não contempla apenas os alunos que estão com dívidas, ela contempla também, os alunos que queiram fazer uma reorganização de suas finanças.

Quem pode usufruir e solicitar o FIES?

De acordo com as novas regras FIES 2019, para fazer a solicitação desse financiamento, os alunos precisam obedecer algumas regras, veja:

  • Candidatos que tenham feito o ENEM a partir de 2010 e que tenham obtido uma nota média, ou seja, igual ou superior a 450 pontos;
  • Pertencer a uma família que tenha uma renda mensal bruta per capita de até 3 até 5 salários mínimos.

Como funciona a renegociação FIES 2019 dos prazos de amortização?

Os alunos que tiveram seus contratos assinados em até 14/01/2010, poderão fazer a renegociação FIES 2019.

O principal objetivo de oferecer essa renegociação aos alunos é garantir que os contratos firmados antes e depois de 2010 sejam estendidos, facilitando assim o pagamento das mensalidades do financiamento.

Os prazos de amortização da dívida do financiamento poderá ser estendido em até 3x o período de utilização desse financiamento por meio do Portal FIES 2019.


SisFIES e regras do FIES 2019?

O aluno que precisa solicitar a renegociação FIES 2019 deve fazê-la pela internet nesse site

Por enquanto, para 2019 ainda não estão disponíveis novas renegociações, em breve elas poderão ser solicitadas.

Depois que o aluno fez o pedido de renegociação no site do SisFIES, é necessário procurar uma agência da Caixa Econômica Federal para que ocorra a formalização do pedido de prolongamento das mensalidades.

Termo aditivo é um documento expedido que tem como principal função a de prolongamento do prazo de pagamento. Esse documento deve ser assinado pelo seu fiador e pelo estudante financiado.


Quais documentos apresentar para poder assinar o Termo Aditivo?

Para poder assinar esse termo e conseguir dar prosseguimento a renegociação FIES 2019, os alunos precisam apresentar alguns documentos obrigatórios.

Veja a seguir quais são eles:

  • DRA ou Documento de regularidade para alongamento de amortização, este documento é extraído pelo SisFIES;
  • Cópias dos documentos de identidade, comprovante de endereço, CPF do fiador;
  • O fiador deverá apresentar um comprovante de renda que seja igual ou superior ao dobro do valor da nova mensalidade financiada;.

Alunos com mensalidades em atraso não ficam impedidos de solicitarem sua renegociação, eles podem inclusive inseri-las nessa renegociação.

Os alunos precisam estar cientes de que existe sim um limite de prazo e um valor da mensalidade para se fazer o cálculo do novo prazo de amortização. Se a prestação do financiamento for inferior a R$ 100,00, esse prazo de amortização será reduzido até que se atinja o valor superior ou igual a R$ 100,00.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *