Quem deseja financiar as mensalidades utilizando o FIES ou Fundo de Financiamento Estudantil deve ficar atento às novas regras FIES 2019 para não ser pego de surpresa. As novas regras FIES 2019 foram elaboradas para deixar o programa ainda mais justo!

Novas Regras FIES 2019
Este financiamento foi criado para que os estudantes pudessem financiar as suas mensalidades em até 100%.
Quem precisa de um financiamento deve solicita-lo através do FIES, pois a taxa de juros é uma das menores do mercado. Os juros nesse modelo de negócio podem ser totalmente eliminados (0%) dependendo da renda per capita familiar do contratante.
Com essas novas regras, os estudantes conseguiram ter acesso a um programa mais justo. Será muito mais fácil estudar com as novas regras FIES 2019.
INDICE DE CONTEÚDO
Quem pode solicitar o financiamento FIES?
Para solicitar o financiamento do FIES 2019, o candidato deve atender a todos os critérios que forem exigidos. Veja abaixo se você atende todos os requisitos:
- Ter feito as provas do ENEM a partir da edição de 2010;
- Ter obtido uma nota a partir de 450 pontos e não ter zerado a nota da redação;
- Possuir uma renda familiar per capita de até 5 salários mínimos.
Impedimentos para solicitar o FIES
Alguns fatores fazem com que o estudante não consiga solicitar o FIES. Com as novas regras FIES 2019, ficam impedidos de conseguir o financiamento os interessados nas seguintes situações:
- Não ter sido selecionado nos processos seletivos do MEC;
- Possuir alguma matrícula trancada;
- Já ter tido algum tipo de financiamento no programa;
- Ser considerado inadimplente com o FIES por falta de pagamento;
- Ser beneficiário do PROUNI;
- Ter obtido uma nota abaixo da exigido, ou seja, abaixo de 450 pontos ou nota 0 na redação;
- Pertencer a uma família que tenha uma renda per capita mensal superior a 5 salários mínimos.
Mudança das Novas Regras FIES 2019
Agora as novas regras FIES 2019 determinam que esse tipo de financiamento seja dividido em 3 modalidades. Essa divisão tem o objetivo de deixar o financiamento mais justo e acessível para todos.
Conheça a seguir quais são essas modalidades:
- Modalidade I: Este tipo de financiamento é oferecido pelo Governo Federal a todos os estudantes que pertençam a uma família cuja renda per capita seja de até 3 salários mínimos. Para esses financiamentos, é o Fundo Garantidor que auxilia, tendo também o aporte das instituições de ensino e da União;
- Modalidade II: Nesta modalidade, o financiamento é oferecido pelas instituições financeiras e também com recursos públicos. Para estas modalidades, o financiamento é considerado mais barato, mas mais caro que a modalidade I;
- Modalidade III: Financiamento oferecido a todos os estudantes que possuam uma renda per capita de até 5 salários mínimos.
Inscrições FIES 2019
Mesmo que existam novas regras FIES 2019, o processo de inscrição FIES 2019 continua sendo o mesmo. Ele é feito de maneira totalmente online, basta seguir os passos abaixo:
- Visite esse site;
- Clique em “Fazer minha inscrição”;
- É provável que você tenha que criar um cadastro, então, clique na opção “Primeiro Acesso” e preencha todas as informações que forem pedidas para concluir sua inscrição.