Lista de Espera FIES 2019: Consulta, Pré-seleção e Resultados

Buscando informações sobre como se inscrever na lista de espera FIES 2019? Então veio ao lugar certo! Os alunos que não passaram na chamada regular do programa podem continuar tentando uma vaga na universidade dos sonhos por meio da  lista de espera FIES 2019 e para saber como participar, basta conferir o artigo abaixo!

Lista de Espera FIES 2019

Lista de Espera FIES 2019

 

FIES 2019

O Fundo de Financiamento Estudantil ou FIES 2019 como é mais conhecido, se trata de um dos principais programas sociais do Governo Federal que incentivam e educação para estudantes de baixa renda.

Por meio do FIES é possível estudar em faculdades ou universidades particulares e só realizar o pagamento após um período de amortização de três vezes o período total de duração do curso mais cerca de doze meses. E de acordo com as novas regras do FIES, os juros do financiamento é de 0%.

Além disso, foram instauradas algumas modalidades para divisão das vagas FIES 2019. Confira como funciona:

FIES 1 (SUCESSOR DO ATUAL MODELO) – 100 MIL VAGAS
  • Para estudantes com renda familiar de até 3 salários mínimos per capita;
  • Taxa de juros real igual a zero.
FIES 2 (NOVA MODALIDADE) – 150 MIL VAGAS
  • Para estudantes com renda familiar de até 5 salários mínimos per capita;
  • Vagas destinadas às regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com recursos de Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento.
FIES 3 (NOVA MODALIDADE) – 60 MIL VAGAS
  • Para estudantes com renda familiar de até 5 salários mínimos per capita;
  • Vagas para estudantes de todo o país.

Como funciona a lista de espera FIES 2019?

Para entender melhor, a lista de espera FIES 2019 serve para preencher as vagas que sobraram após o resultado da primeira chamada. Ou seja, jovens que foram selecionado para a vaga e por algum motivo não mostraram interesse até o prazo determinado pelo SisFies.

Em resumo, a lista é um meio que o MEC – Ministério da Educação criou para ocupar todas as vagas disponíveis do FIES naquela edição.

Caso tenha sido chamado na lista de espera, o participante precisa se agilizar e cumprir outras três etapas para obter o financiamento.

Veja ainda o cronograma FIES 2019 completo!

Inscrições lista de espera FIES 2019

As inscrições da lista de espera FIES 2019 ocorrem pelo mesmo site do qual você fez a inscrição regular. Para participar basta clicar em “Desejo concorrer a uma das vagas remanescentes FIES“. 

Depois disso, basta aguardar o resultado!


Fui selecionado para a lista de espera FIES 2019, o que fazer?

Assim que você verificar o seu nome na lista de espera FIES 2019, basta seguir os 3 passos para conclusão do financiamento. Confira:

  • Cadastro no SisFies: Inserir todos os seus dados pessoais, escolares e financeiros;
  • Apresentação dos documentos na CPSA: Ao concluir o cadastro no SisFIES, o candidato terá que comparecer até a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da faculdade onde conseguiu o financiamento levando todos os documentos pessoais;
  • Assinatura do contrato de financiamento: Depois de passar pela CPSA, o candidato ganhará um prazo para seguir até uma agência bancária conveniada e cumprir a última etapa de obtenção do financiamento estudantil. 

Depois disso, basta concluir o processo de matrícula na instituição e aguardar o início das aulas!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *