Juros do FIES 2019: Taxa de Juros, Mudanças e Novas Regras

Nesse texto de hoje você vai conhecer sobre os juros do FIES 2019. Reunimos as melhores informações para te orientar na hora da contratação do financiamento. Os juros do FIES 2019 são considerados um dos menores do mercado. Excelente opção para as famílias de baixa renda.

Juros do FIES 2019

Juros do FIES 2019

Fazer uma formação no Ensino Superior não é uma tarefa muito fácil, principalmente por causa das altíssimas mensalidades cobradas pelas instituições de Ensino Superior.

Passar em uma instituição pública é praticamente inalcançável, principalmente por causa da alta concorrência. Pessoas que não tenham muitos recursos financeiros podem optar pelo FIES.

✓ Veja como fazer a renegociação FIES 2019!

O FIES ou Fundo de Financiamento Estudantil foi criado pelo Governo Federal com o objetivo de financiar os estudos no Ensino Superior de pessoas de baixa renda, oferecendo juros mais baixos que o praticado no mercado.

Confira a seguir quais são os requisitos solicitados pelo programa, como fazer a inscrição e quais documentos devem ser apresentados.


Taxa de juros do FIES 2019

Os juros do FIES 2019 são os menores do mercado, excelente opção para quem não tem dinheiro para pagar as mensalidades de uma instituição privada.

Ainda não temos as informações sobre quais serão os valores praticados em 2019, por enquanto o que se sabe é que até 2018, quando foi escrito esse artigo, a taxa de juros praticada era de 6,5%.

Fies sem fiador é possível? Veja AQUI!

Para você ter uma ideia, alguns produtos financeiros cobram juros absurdos em cima dos seus serviços. Como exemplo, citamos as operadoras de cartão de crédito que cobra juros de até 300% ao ano.

Como qualquer outro tipo de financiamento, o estudante precisa estar ciente que terá que pagar esse valor financiado

Desde 2018, o Governo adotou medidas que fizeram que algumas modalidades recebesses juros zero em seus financiamentos.

Você pode visitar esse site e fazer uma simulação de financiamento, assim você consegue se programar melhor e conhecer quais valores você precisa pagar.


Mudanças e novas regras para o juros do FIES 2018

O MEC ou Ministério da Educação divulgou algumas mudanças que ocorrerão no programa sobre alguns financiamentos.

Essa mudança nas novas regra do FIES 2019 são essenciais para que as pessoas de classes mais baixas tenham oportunidades de solicitarem esse tipo de financiamento.

Mudanças no FIES público

  • Juros zero no financiamento;
  • Renda per capita mensal familiar de até 3 salários mínimos;
  • Prestações de mensalidade que equivalem a 10% da renda familiar;
  • Financiamentos de no mínimo 50% da mensalidade;
  • Exigência feita pelo MEC para que as instituições cobrem o valor mais baixo da mensalidade para o estudantes financiados pelo FIES;

Novas regras

Com as novas regras de financiamento, o FIES foi dividido em 3 modalidades diferentes. São elas:

  • FIES 1: Oferecimento de 100 mil vagas para pessoas com uma renda per capita de até 3 salários mínimos com taxa de juros 0.
  • FIES 2: Oferecimento de 150 mil vagas para pessoas que possuam uma renda per capita familiar de até 5 salários mínimos e que residam nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste do país;
  • FIES 3: Modalidade de financiamento para estudantes que pertençam a uma família com renda per capita de até 5 salários mínimos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *