FIES 2019 Vale a Pena? Prós e Contras do Financiamento

Muitas pessoas se perguntam: Fies 2019 vale a pena?! Se você pretende financiar seu curso através do programa Fundo de Financiamento Estudantil mas não sabe se Fies 2019 vale a pena, continue nos acompanhando, pois aqui neste post reunimos todas as informações sobre. Listamos os prós e contras deste financiamento. Abaixo, saiba mais sobre!

FIES 2019 vale a pena?

Entenda mais sobre o FIES! 

O Fundo de Financiamento Estudantil mais conhecido como Fies, é um programa criado pelo Governo Federal que tem como seu principal objetivo dá oportunidade aos estudantes que desejam ingressar no ensino superior privado, mas que não tem condições de arcarem com os custos das mensalidades. 

O FIES financia as mensalidades do curso, onde o estudante só irá começar a pagar as parcelas após 18 meses depois do término do curso. Porém, durante a graduação o estudante fica pagando em cada trimestre uma taxa no valor de R$150,00. 

Este modelo de financiamento é moderno e um dos mais indicados. Dividido em diferentes modalidades, os juros chegam a zero para os estudantes que mais precisam, tudo de acordo com a renda familiar per capita.

Abaixo, mais informações sobre!


Quais as vantagens do FIES?

Sabemos que o FIES é um programa direcionado às pessoas que não possuem condições financeiras de arcarem com os custos das mensalidades de um curso privado. Porém, é certo  certo que o FIES não é um projeto de bolsas de estudos, você precisa pagar algumas taxas que virão em formado de boleto bancário até sua casa, esses pagamentos serão trimestrais.

Tirando isso, o programa fornece ao seu usuário uma grande vantagem, afinal o custo de sua mensalidade será pago apenas ao término do curso e quando o estudante enfim conseguir um emprego. 

Outras vantagens do Fies são:

  • Juros baixos em comparação a um empréstimo;
  • Vagas em boas instituições de ensino;
  • O prazo para pagamento é estendido até dois anos após a graduação finalizar.

Desvantagens do FIES 

Um dos pontos negativos deste programa não analisado pela maioria dos participantes antecipadamente é a dívida pós curso. Ao contrário de outros programas como o Educa Mais Brasil, por exemplo, onde o desconto é mensal e não se deve nada no final, a dívida fica. Os empréstimos possuem juros (mais baixos que um banco) e devem ser pagos. O profissional já entra no mercado com uma dívida bem alta.

O aluno também necessita avaliar seus custos de estar inserido em uma universidade. Isso quer dizer gastos com livros, transporte, alguns materiais necessários para a prática, alimentação, dentre outros. Em alguns casos essa pequena lista pode pesar bastante e mesmo com a mensalidade já paga não será possível prosseguir nos estudos.


Afinal, o FIES 2019 vale a pena?

No geral, podemos dizer que concorrer as vagas ofertadas pelo FIES vale sim a pena. Afinal, quando se pensado em contratar este financiamento é porque o estudante não tem condições financeiras de arcar com os custos das mensalidades. Sendo assim, o programa irá ajudar bastante neste momento do ingresso acadêmico. 

Lembrando apenas que tome cuidado com o tipo de contrato que vai assinar e que principalmente em relação a sua instituição de estudo, pois para que você consiga fazer a inscrição Fies 2019 a sua universidade precisa está cadastrada no programa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *