Cronograma FIES 2019: Inscrições, Resultado

Muitos estudantes não conseguem pagar as mensalidades integralmente e por isso recorrem aos financiamentos estudantis. O FIES, sem dúvidas, é o melhor deles. Se você quer fazer a sua inscrição, então fique atento ao cronograma FIES 2019. O aluno que tem o cronograma FIES 2019 em mãos sabe como se programar melhor.

Cronograma FIES 2019

Cronograma FIES 2019

Mesmo com tantas instituições de ensino superior privadas, nem sempre é fácil pagar as mensalidades de forma integral e também não é tão fácil assim estudar em escola pública, infelizmente por causa da grande concorrência.

Ter uma alternativa de financiamento de mensalidade já ajuda muito quem está nessa situação. O FIES 2019 ou Fundo de Financiamento Estudantil é uma das alternativas mais indicadas para esses estudantes, principalmente por causa dos juros cobrados que são os mais baixos do mercado.

Quem pode solicitar o FIES?

Algumas exigências são feitas para que o aluno solicite o FIES. Veja quais são elas:

  • Ter realizado as provas do ENEM a partir de 2010;
  • Ter obtido nota acima de 450 pontos;
  • Não ter zerado na redação;
  • Possuir renda per capita de até 5 salários mínimos;
  • Apresentar garantias para os estudantes que pertençam a uma família que possua uma renda per capita de 1,5 até 3 salários mínimos.

Como é a divisão das modalidades do FIES?

Tentando entender como funciona o FIES 2019? O programa passou por uma reformulação recentemente e apresentou diversas vantagens para quem não tem condições de pagar as mensalidades integralmente.

Agora, esse financiamento é dividido em 3 modalidades e os juros podem ser zerados para quem mais necessita. As informações sobre o programa serão mais transparentes principalmente em relação aos juros que serão cobrados e haverá uma comissão que gerenciadora interministerial que governará todas essas mudanças.

Confira a seguir quais são essas modalidades:

Modalidade 1

Nesta modalidade, de acordo com as novas regras FIES, o financiamento será oferecido aos alunos que pertencem a uma família cuja renda per capita seja de até 3 salários mínimos. O aluno pagará as mensalidades respeitando o seu limite de renda. Quem mantém esse tipo de financiamento é o Fundo Garantidor com o aporte das instituições de ensino e da União.    

Modalidade 2 e 3

Nestas modalidades, poderão se inscrever os alunos que pertencerem a uma família com renda per capita mensal de até 5 salários mínimos. A fonte de financiamento dessas modalidades será dos Fundos Constitucionais e do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

O cronograma FIES 2019 serve para que o estudante saiba com antecedência todos os prazos que deve cumprir como inscrição, aditamento, entre outros.


Cronograma FIES 2019

O cronograma FIES 2019 ainda não foi divulgado oficialmente. É preciso aguardar, pois em breve novas informações serão divulgadas.

Em 2018, os alunos que tiveram suas mensalidades financiadas no programa tiveram que seguir o seguinte cronograma:

  • 19/02 a 02/03: Inscrições nas modalidades FIES e P-FIES;
  • 05/03: Resultado da pré-seleção e lista de espera;
  • 12/03: Resultado da pré-seleção para a modalidade P-FIES;
  • 06/03 a 08/03: Complementação de inscrição no FIES Seleção de alguns candidatos pré-selecionados;
  • 06/03 a 30/03: Período de complementação de informação pelos candidatos que estavam na lista de espera e que foram pré-selecionados.

Contato FIES

Você poderá tirar todas as suas dúvidas sobre o cronograma FIES 2019 entrando em contato:

One thought on “Cronograma FIES 2019: Inscrições, Resultado

  1. shintarou

    Ola! Obrigado.Bom artigo.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *