Aditamento FIES Simplificado e Não Simplificado: FAÇA AQUI!

O aditamento Fies é a forma como o programado do Governo possui de fiscalizar se o estudante está de fato em sala de aula ou não. São dois tipos de processos: o Aditamento FIES Simplificado e Não Simplificado. Os dois são realizados online mas de formas diferentes. Saiba mais sobre o Aditamento FIES Simplificado e Não Simplificado a seguir!

Aditamento FIES Simplificado e Não Simplificado

Aditamento FIES Simplificado e Não Simplificado

Aditamento FIES Simplificado e Não Simplificado FIES?

Qualquer um pode se cadastrar o Financiamento Estudantil, programa do Governo Federal que fornece linha de crédito com juros baixos específica para custear um curso de graduação ou pós graduação.

✓ Confira as novidades do FIES 2018!

Uma vez o aluno aprovado em seu cadastro a instituição de ensino recebe todo o dinheiro do curso e o aluno terá uma dívida para ser paga ao Governo. A melhor parte do financiamento é que ele só precisa ser pago após 18 meses do fim do curso superior. Antes disso ele só paga pequenos valores referentes aos juros da dívida, muito menores que em um empréstimo.

Aditamento FIES é o processo no qual o aluno comprova que ainda está com vínculo com a universidade ou faculdade. Ela recebe todos os meses o valor da mensalidade. Como o programa saberá que há um aluno de fato? Apenas quando ele mostra a sua presença, comprova que ainda está lá. 

✓ Veja quais são os Documentação para FIES 2018!

Sem o Aditamento FIES não há como controlar os pagamentos e outros alunos podem deixar de receber o benefício. Caso ele não seja realizado na data pré determinada (sempre após finalizar um semestre) o Fies é suspenso e abre-se mais uma vaga no programa no próximo processo seletivo.


Aditamento FIES simplificado

Aditamento FIES do tipo simplificado corresponde apenas ao método em que o aluno comprova que está de fato estudando. Ao final de cada semestre ele deve entrar no site o qual se cadastrou no programa e atualizar seus dados. 

O passo a passo do Aditamento FIES simplificado é:

  • Entrar no site da instituição(o Sisfies) clicando aqui;
  • Acesse no sistema o botão “aditamento de contrato”;
  • Digite o seu CPF e a senha cadastrada no sistema nos campos correspondentes;
  • Confirme seus dados e clique em “enviar”.

Uma vez a ficha preenchida ela deve ser impressa e entregue na instituição de ensino em departamento específico. Nesta etapa acaba a parte do aluno e é a universidade ou faculdade a responsável por levar os dados até o sistema e confirmar o Aditamento FIES. 


Aditamento FIES não simplificado

Aditamento FIES não simplificado corresponde a uma atualização dos dados do sistema em caso de modificações. O estudante possui todo o direito de mudar de curso, de instituição e ainda continuar com o financiamento.  

O que pode ser mudado no aditamento não simplificado:

  • Curso;
  • Turno;
  • Instituição de ensino;
  • Fiador;
  • Endereço residencial.

Para realizar o Aditamento FIES não simplificado é preciso:

  • Entrar no site da instituição(o Sisfies) clicando aqui;
  • Acesse no sistema o botão “aditamento de contrato”;
  • Escolha o formulário do tipo “não simplificado”;
  • Modifique os dados os quais deseja mudar no sistema e clique em “enviar”. 

Formulário impresso em mãos e você deve voltar à instituição financeira a qual assinou o contrato pela primeira vez levando o formulário gerado pelo Sisfies impresso em mãos. A alteração contratual será realizada e você está respaldado para possíveis problemas.

2 thoughts on “Aditamento FIES Simplificado e Não Simplificado: FAÇA AQUI!

  1. Dhiego Capellatto Favaretto

    Minha namorada estudante de Medicina Vaterinária está tendo que ir no Banco todo mes para levar simples documentos ou somente assinar documentos do FIES PARA O TAL DO ADITAMENTO NÃO SIMPLIFICADO, ***Aditamento significa o ato de aditar, acrescentar ou suplementar novos dados aos que já haviam sido acordado inicialmente. É sinônimo de acrescentamento e adscrição**** Não são novos dados que ela acrescenta, são sempre os mesmos, não deveria ter que ficar indo toda vez pra ter que acrescentar os mesmos dados, isso é desnecessário, vocês estão sendo burocratas, arrumem outro nome, pois não é aditamento que se chama, deveria ser Burocracia não simplificada e Burocracia Simplificada!!!! O banco fica longe da sua residencia, ela perde o dia inteiro no banco por causa de filas, ou seja, perde o dia da faculdade dentro do banco, perde estudo pra prova, perde prova, perde tempo para concluir trabalhos escolares, perde palestras e estágio. O dia inteiro dentro do Banco todos os meses é muita coisa, faça de conta que está na pele do estudante, se não entendeu, se coloque no lugar dela, trate-a como se fosse seu filho, sinta como está ruim esse sistema!!! Essa burocracia tem que ser alterada, não está sendo benefício nenhum o FIES e o governo é quem ganha com os juros mais tarde, JUROS É PASSÍVEL DE CRIME e na Idade Média, quem cobrasse juros por dinheiro emprestado, cometia crime. O responsável era punido na forca!!! A lei não é justa o bastante para guiar ninguém no Brasil, muito menos para dizer o que é ou não um crime, juros deveria ser novamente criminalizado, isso não é um benefício, é um investimento maquiavélico futuro para o bolso dos governantes do país!!!

    Reply
  2. Ana Paula Camacho Freire

    Pago os meus R$ 50,00 em dia e não consigo fazer o aditamento por falta do email,
    Coisa horrivel.
    Se perder o prazo quem será responsabilizado?
    A Justiça Federal, dirá.

    Ana Paula Camacho Freire

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *