Transferência Fies 2018: Como fazer transferência de curso?

Se você já estuda pelo FIES, em algum momento, pode ser necessário solicitar a transferência FIES 2018. Hoje, vamos explicar a você todos os detalhes sobre a transferência de curso. Se você usa o FIES e quer mudar de curso, confira essa matéria para obter mais informações sobre a transferência FIES 2018.

Transferência Fies 2018

Transferência Fies 2018

Muitas vezes, iniciamos nossas vidas acadêmicas com a certeza do que queremos para o nosso futuro. Porém, pode acontecer de mudarmos de ideia e, assim, querer investir em outra profissão.

Se isso acontecer com quem solicitou um financiamento pelo FIES, não há motivo para desespero. É possível solicitar a transferência de curso e continuar utilizando o financiamento. Veja mais detalhes nos próximos tópicos.


Como funciona a transferência de curso do FIES?

Digamos que você solicitou um financiamento pelo FIES e está cursando Engenharia. Se você mudar de ideia antes de concluir o curso e decidir estudar Administração, por exemplo, poderá solicitar a transferência de curso.

Porém, para fazer a transferência FIES 2018, você deverá seguir algumas regras.

Regra 1

O estudante que utiliza o FIES 2018 poderá solicitar a transferência de curso apenas uma vez, desde que dentro da mesma instituição de ensino, e desde que o período transcorrido entre o primeiro mês de utilização do financiamento e o mês de saída do curso de origem não seja maior que 18 meses.

Isso quer dizer, portanto, que só é permitido solicitar a transferência de curso uma única vez, dentro da mesma instituição, em até 18 meses após o início da utilização do financiamento.

Regra 2

Só é permitido solicitar a transferência de curso em junho (para ser transferido no segundo semestre) ou em dezembro (para ser transferido no primeiro semestre).

Regra 3

Se o estudante for bolsista parcial do ProUni, poderá solicitar a transferência de curso mais de uma vez. Também não há prazo máximo especificado, o que significa que, nesse caso, o estudante poderá solicitar transferência mesmo se já tiver passado 18 meses do início da utilização.

Regra 4

Caso o estudante tenha solicitado dilatação do financiamento, ou seja, o aumento do prazo de utilização do FIES por até 2 semestres consecutivos em casos onde não foi possível concluir o curso até o último semestre financiado, só será possível solicitar a transferência de instituição, e não de curso, e nesse caso o estudante fica obrigado a concluir o curso de origem.


Como solicitar a transferência FIES 2018?

Confira o passo a passo para solicitar a transferência FIES 2018.

  1. Acesse o SisFIES clicando aqui e faça seu login. 
  2. Clique em “Aditamento FIES”. Em seguida, clique em “Aditamentos Disponíveis” e depois “Transferência Integral”.
  3. Selecione o semestre que você está cursando e preencha os dados solicitados.
  4. Para mudar de curso, basta copiar as informações da universidade em que você já estuda e informar o novo curso.
  5. Depois, preencha a data de desligamento, ou seja, a data em que você vai sair do curso de origem.
  6. Preencha corretamente o “número de semestres a cursar”. Se você, por exemplo, já cursou 2 semestres no curso de origem e quer mudar para um curso com duração total de 8 semestres, o número de semestres a cursar será 6 (8-2).
  7. Grave todas as informações, faça o envio da solicitação e imprima o comprovante do seu pedido de transferência.
  8. Aguarde a avaliação da CPSA (Comissão Permanente de Seleção e Acompanhamento).
Transferência Fies 2018: Como fazer transferência de curso?
1 votes. Average: 5 out of 5!

One thought on “Transferência Fies 2018: Como fazer transferência de curso?

  1. breno

    cara, e a transferência de campus é a mesma coisa, né ?

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *