Transferência FIES 2017: Curso ou IES

Se você começou a estudar pelo FIES, mas acabou fazendo novos planos e deseja mudar de curso ou instituição, pode fazer a transferência FIES 2017. Não conhece as regras e não sabe quando ou como pedir a transferência FIES 2017? Acompanhe nossas dicas e instruções!

Transferência FIES 2017

Muitos estudantes não sabem que podem fazer a transferência FIES 2017 e continuar usufruindo do financiamento estudantil. Seja para mudar de curso ou de instituição de ensino, a transferência é permitida, desde que o aluno siga as regras determinadas para a solicitação.

Para que você continue estudando com a ajuda do FIES, hoje vamos esclarecer em quais casos é possível fazer a transferência de curso ou universidade e como você deve proceder para tal.

Quais São os Requisitos Para a Transferência FIES 2017?

Você deve cumprir as seguintes exigências caso queira solicitar a transferência FIES 2017:

  • Para mudar de curso ou universidade, a solicitação deve ser feita em junho ou dezembro.
  • Para mudar de curso, você deve continuar estudando na mesma universidade.
  • Para mudar de universidade, você deve continuar fazendo o mesmo curso.
  • A mudança de curso só pode ser solicitada até 1 ano e meio (18 meses) após o início do seu contrato com o FIES, ou seja, se você já estudou por mais tempo do que isso, não poderá mais mudar de curso.
  • Nos casos de mudança de universidade, a nova instituição de ensino também deve participar do FIES e do FGEDUC e ter avaliação positiva de acordo com o MEC.

Como Fazer a Transferência de Curso ou Universidade?

Para solicitar sua transferência de curso ou universidade no FIES 2017, siga os passos abaixo.

  1. Acesse o SisFIES (Sistema Informatizado do FIES) e faça o seu login. 
  2. No menu lateral, clique em “Aditamento FIES”. Na nova tela que se abrir, clique em “Aditamentos disponíveis” e, em seguida, clique em “Transferência integral”. Na nova página, onde forem exibidos os semestres do seu curso, clique no semestre atual (que você está cursando ou acabou de cursar).
  3. Se você quiser mudar de universidade, preencha os dados da nova universidade em “Instituição, local de oferta e curso de destino”. Caso queira mudar de curso, copie as informações da sua universidade atual e informe o novo curso no campo indicado.
  4. Informe a data em que você será desligado do curso ou universidade atual (junho ou dezembro, conforme informamos na lista de requisitos).
  5. Preencha corretamente o número de semestres que ainda serão cursados para que seu pedido de transferência seja aceito.
  6. Depois de preencher todos os campos com as informações solicitadas, clique em “Gravar e prosseguir”. As informações que você digitou aparecerão na tela para que você possa conferir e revisar o pedido de transferência.
  7. Por último, é só clicar em “Concluir” se estiver tudo certo e imprimir o comprovante de seu pedido de transferência logo em seguida.

Seu pedido de transferência FIES 2017 será analisado pela Comissão Permanente de Seleção e Acompanhamento do FIES (CPSA) e você será contatado para ser informado sobre o resultado.

Transferência FIES 2017: Curso ou IES
4 votes. Average: 4.8 out of 5!

3 thoughts on “Transferência FIES 2017: Curso ou IES

  1. Roberta Eliandra

    E transferência de turno , na mesma faculdade e no mesmo curso ?

    Reply
  2. Licia Cristal Reis

    Fiz a solicitação de transferência no site, a faculdade de origem validou, mas a de destino não pode validar porque a faculdade de origem não entrou as DRMs (sendo que meu aditamento deu não simplificado, mas eles só me informaram isso semana passada, quando já tinha perdido o prazo), no prazo então acabei perdendo o pedido de transferência. Solicitei novamente e hoje último dia pra faculdade de origem validar, fui informada que eu teria q abrir requerimento solicitando a transferência, acabei perdendo novamente o pedido. O que faço para que eles validem essa transferência???

    Reply
  3. Daniele Alves de Andrade

    Eu posso transferir o Fies para outro país? Exemplo Portugal.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *