Transferência FIES 2017: Curso ou IES

Se você começou a estudar pelo FIES, mas acabou fazendo novos planos e deseja mudar de curso ou instituição, pode fazer a transferência FIES 2017. Não conhece as regras e não sabe quando ou como pedir a transferência FIES 2017? Acompanhe nossas dicas e instruções!

Transferência FIES 2017

Muitos estudantes não sabem que podem fazer a transferência FIES 2017 e continuar usufruindo do financiamento estudantil. Seja para mudar de curso ou de instituição de ensino, a transferência é permitida, desde que o aluno siga as regras determinadas para a solicitação.

Para que você continue estudando com a ajuda do FIES, hoje vamos esclarecer em quais casos é possível fazer a transferência de curso ou universidade e como você deve proceder para tal.

Quais São os Requisitos Para a Transferência FIES 2017?

Você deve cumprir as seguintes exigências caso queira solicitar a transferência FIES 2017:

  • Para mudar de curso ou universidade, a solicitação deve ser feita em junho ou dezembro.
  • Para mudar de curso, você deve continuar estudando na mesma universidade.
  • Para mudar de universidade, você deve continuar fazendo o mesmo curso.
  • A mudança de curso só pode ser solicitada até 1 ano e meio (18 meses) após o início do seu contrato com o FIES, ou seja, se você já estudou por mais tempo do que isso, não poderá mais mudar de curso.
  • Nos casos de mudança de universidade, a nova instituição de ensino também deve participar do FIES e do FGEDUC e ter avaliação positiva de acordo com o MEC.

Como Fazer a Transferência de Curso ou Universidade?

Para solicitar sua transferência de curso ou universidade no FIES 2017, siga os passos abaixo.

  1. Acesse o SisFIES (Sistema Informatizado do FIES) e faça o seu login. 
  2. No menu lateral, clique em “Aditamento FIES”. Na nova tela que se abrir, clique em “Aditamentos disponíveis” e, em seguida, clique em “Transferência integral”. Na nova página, onde forem exibidos os semestres do seu curso, clique no semestre atual (que você está cursando ou acabou de cursar).
  3. Se você quiser mudar de universidade, preencha os dados da nova universidade em “Instituição, local de oferta e curso de destino”. Caso queira mudar de curso, copie as informações da sua universidade atual e informe o novo curso no campo indicado.
  4. Informe a data em que você será desligado do curso ou universidade atual (junho ou dezembro, conforme informamos na lista de requisitos).
  5. Preencha corretamente o número de semestres que ainda serão cursados para que seu pedido de transferência seja aceito.
  6. Depois de preencher todos os campos com as informações solicitadas, clique em “Gravar e prosseguir”. As informações que você digitou aparecerão na tela para que você possa conferir e revisar o pedido de transferência.
  7. Por último, é só clicar em “Concluir” se estiver tudo certo e imprimir o comprovante de seu pedido de transferência logo em seguida.

Seu pedido de transferência FIES 2017 será analisado pela Comissão Permanente de Seleção e Acompanhamento do FIES (CPSA) e você será contatado para ser informado sobre o resultado.

Transferência FIES 2017: Curso ou IES
4 votes. Average: 4.8 out of 5!

45 thoughts on “Transferência FIES 2017: Curso ou IES

  1. Pedro da Conceicao

    Boa tarde,não é possível fazer a mudança do curso e da instituição?

    Reply
    1. Bruno Carvalho

      Bom minha duvida é a seguinte, mesmo tendo terminado o 4° Semestre (24 meses) de ADM, eu posso mudar para outra instituição se ela aceitar o FIES ? se ela aceitar é só fazer o aditamento para a instituição que desejo e pronto, ou tenho que fazer algum vestibular?

      Reply
  2. Roberta Eliandra

    E transferência de turno , na mesma faculdade e no mesmo curso ?

    Reply
    1. Rafael barbosa da silva

      E transferência de turno , na mesma faculdade?

      Reply
  3. Lourenço

    Fiz a transferência recentemente, no caso a instituição que fez a transferência; fez de má vontade, eu falei que iria mudar para educação física e a atendente fez para pedagogia. Agora quero saber se na nova instituição para qual fui transferido posso reparar o erro e fazer educação física?

    Reply
  4. marcelino da rocha

    QUERO FAZER TRANSFERENCIA DE FACULDADE

    Reply
  5. marcelino da rocha

    COMO FAZER TRANSFERENCIA DE FACULDADE

    Reply
  6. Bianca Silva Siqueira

    quanto tempo tenho para me apresentar na faculdade que transferir?

    Reply
  7. Sued Douglas

    Boa tarde,no meu portal do Fies só aparece pra mim fazer Dilatação, mais mudei de faculdade e quero fazer a Transferência Integral mais não aparece a opção, o que eu faço alguém pode ajudar?

    Reply
  8. João

    Olá. Meu primeiro semestre foi agora em 2017. 1 e eu gostaria de transferir. Ocorre que em junho e ainda não abriu opção para transferir. Como proceder?

    Reply
  9. Eduardo Menezes

    me informaram que só poderia transferir se os cursos fossem afins, ou seja, das mesmas áreas. Eu sendo da engenharia seria impossibilitado de ir para direito, é verídico?

    Reply
    1. pedro

      mande eles olhar a portaria 25 do ano de 2011, artigo 10, informa que você pode ir pra qualquer curso independente de semestres a cursar. já fiz e deu certo , só depende de vaga no outro curso.
      se tiver matriculado é só transferi o fies.

      Reply
  10. Carol

    Estamos em junho e ainda não está disponível para mim para solicitar a transferência, com alguém está acontecendo isso também ?! Pq o prazo deveria ser a partir de 1 de junho!

    Reply
  11. marcos alves santana

    nenhum aditamento disponível, ta assim no meu. quando vai ficar disponível?

    Reply
  12. Maria das mercês santos silva

    Quero saber qual o dia do mês de junho que posso fazer a trânsferencia de faculdade pelo sisfies.

    Reply
  13. Maria das mercês santos silva

    Quero saber qual dia do mês de junho que posso fazer a trânsferencia de faculdade pelo sisfies.

    Reply
  14. Ana Paula Silva

    E se o meu pedido de transferência não for aceito, eu perdo o FIES?

    Reply
  15. Aparecida Expedita do Couto.

    Estou tentando fazer tansferência de faculdade e não consegui,será que tem dia certo para fazer,ou será que passou da data,o site não informa nada,gostaria de saber,para efetuar a transferência.Obrigada.

    Reply
  16. Bruna

    Está dando já há dias “Desculpe o transtorno, este sistema está em manutenção”. O que eu faço???

    Reply
  17. Alice

    iniciei o curso de medicina pelo fies no primeiro semestre de 2017, porem precisarei mudar de instituição.
    Ocorre que ao acessar o SisFIES, percebo que a opção de aditar/ transferir ainda não está disponível para solicitação e já estamos no dia 22 de junho. Conforme requisitos informados acima, a solicitação deverá ser feita dentro do mês de junho, mas caso a opção não seja disponibilizada nos próximos dias como devo proceder?

    Reply
  18. Denilza Cardoso

    Boa tarde. gostaria de saber até que data posso fazer transferência no site do sisfies, para mudar de instituição , pois quero mudar de faculdade , mas a faculdade so vai liberar os documentos para analise em julho dai quero saber se vai ser possível fazer nos meses de julho ou Agosto ainda para esse segundo semestre.

    Reply
  19. Elton Brendon

    Fiz minha tranferencia de universidade.Tenho que pagar matrícula ?

    Reply
  20. BIA SANTOS

    Caso eu faça o pedido de transferência para outra instituição (sendo o mesmo curso), e esse pedido seja negado por algum motivo, eu perco o financiamento na faculdade atual que estou matriculada?

    Reply
  21. Kelton

    posso fazer a troca de curso e depois de Universidade ou você veses, ou uma vez feito a troca ou de curso ou de instituição não posso fazer mais outra troca?

    Reply
  22. simone

    É possível transferir curso e instituição de uma vez só?

    Reply
  23. Renato Arruda da Silva

    Olá,

    Vou estudar em outra faculdade o mesmo curso que fazia na outra que é jornalismo,porém na transferência o turno tem só noturno e vou estudar Diurno, posso fazer a transferência mesmo assim ?

    Reply
  24. Juliana

    Se o pedido de transferência de instituição não for aceito, continuo com o benefício na instituição atual? Corro risco de perder o benefício pela tentativa de transferência de IES?

    Reply
  25. Licia Cristal Reis

    Fiz a solicitação de transferência no site, a faculdade de origem validou, mas a de destino não pode validar porque a faculdade de origem não entrou as DRMs (sendo que meu aditamento deu não simplificado, mas eles só me informaram isso semana passada, quando já tinha perdido o prazo), no prazo então acabei perdendo o pedido de transferência. Solicitei novamente e hoje último dia pra faculdade de origem validar, fui informada que eu teria q abrir requerimento solicitando a transferência, acabei perdendo novamente o pedido. O que faço para que eles validem essa transferência???

    Reply
  26. Daniele Alves de Andrade

    Eu posso transferir o Fies para outro país? Exemplo Portugal.

    Reply
    1. Jenifer

      tais malhuca !!

      Reply
    2. Thaynara

      É possível transferir o FIES para outro País? Se é possível, como transferir para Portugal

      Reply
  27. amanda leticia lopes

    oi meu nome e Amanda olha não consegui fazer a transferência por algum problema com a faculdade de destino, procurei saber porque e disseram que o responsável pelo o financeiro ficou pendente em alguma papelada, e eu já estou matriculada esperando eles resolverem, pois já estou desvinculada da faculdade que eu estudava. Quero saber se vou perder meu fies se caso a faculdade de destino não conseguir resolver a situação com o fies?
    Por favor me ajudem, me dê uma resposta. Obrigada

    Reply
  28. Faber

    Fiz a transferência de Campus porém ironicamente mudei de residência e a hora estou morando próximo ao ao campus anterior, posso fazer uma nova transferência?

    Reply
  29. Valter

    Eu quero mudar de curso, mas a instituição em que estudo atualmente não tem o curso para qual quero mudar, e agora?

    Reply
  30. Laura

    E para mudar de curso E universidade?

    Reply
  31. Lucas

    Só para ter a devida certeza. Não posso mudar de curso e instituição ao mesmo tempo?

    Reply
  32. Micaelly Santos

    Estou no segundo semestre de nutrição e quero mudar para odontologia, se eu perder em mais de uma disciplina eu posso mudar de curso msm correndo o riso de perder o Fies ?

    Reply
  33. Bruna

    É tranquilo conseguir a transferência se o curso desejado é mais caro que o que vc já faz? Sendo na mesma faculdade

    Reply
  34. Carla

    A faculdade em que eu estudo, quando eu for pedir a transferência, eles terão o direito de barrar minha transferência?

    Reply
  35. Douglas de Aguiar Plaut

    Estou com um problema acerca de transferência de IES/CPSA. Transferi de Campus, mas para mesma Instituição, agora tenho que estornar para o meu primeiro campus novamente (mesmo curso e mesma instituição), em regra a portaria do MEC me autoriza a transferir, pois não vou mudar de curso, mas o SISFIES subentende que estou mudando de Curso e não autorização a efetivação da transferência. Alguém pode me dar uma luz a respeito do assunto?

    Reply
    1. Queila Simões

      Quando que começa o período de pedir transferência?? Estou a alguns dias tentando e não consigo, na faculdade falaram q não abriu ainda o prazo para pedido de transferência, mas liguei na central e ao consegui atendimento.

      Reply
  36. Maria

    Eu faço tudo certinho. Mas na hora de aparecer os semestres, não aparece ! Por que é? Por favor me ajudem

    Reply
  37. WALESKA RIBEIRO

    Olá, gostaria de saber se em caso de transferencia de universidade pelo fies se paga algum valor especifico? Grata!

    Reply
  38. LUIZ MARIO ALVES BRANDAO

    No caso, não preciso prestar o vestibular para mudar de curso?

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *