Renegociação FIES 2017: Como Fazer?

O FIES, sem dúvida, é a melhor opção de financiamento estudantil para quem precisa estudar, mas não pode pagar. Quem já solicitou e já utiliza esse benefício pode realizar a Renegociação FIES 2017. Saiba mais informações de como fazer a Renegociação FIES 2017 na matéria de hoje!

O FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) pode ser utilizado por qualquer estudante de graduação superior não gratuita com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC (Ministério da Educação). Diversos estudantes já se beneficiaram com esse tipo de financiamento e só começaram a “devolver” o dinheiro para o Governo depois de formados.

Renegociar as parcelas do FIES é um recurso disponibilizado para quem já utiliza esse financiamento e, por algum motivo, está inadimplente e não conseguiu pagar as mensalidades. Quem está em dia com as mensalidades também pode solicitar a Renegociação FIES 2017 se quiser reorganizar suas finanças.

Como Funciona a Renegociação FIES 2017?

Todos os estudantes que assinaram e firmaram contrato com o FIES a partir de 14 de janeiro de 2010 tem o direito de renegociar o prazo para quitação das suas dívidas.

O prazo para estender a amortização poderá ser até 3 vezes o período de utilização do financiamento, acrescido de mais 12 meses.

Essa possibilidade de renegociação foi feita para que os alunos que tenham os contratos firmados antes de 14/01/2010 também possam estender os prazos de pagamento de seus financiamentos.

Como Solicitar a Renegociação FIES 2017?

Todo o processo de solicitação da Renegociação FIES 2017 é feito pela internet através do SisFIES (Sistema Informatizado do FIES), onde o aluno também poderá consultar o prazo da amortização e simular o valor que deverá ser pago nas novas prestações do financiamento.

Depois que o aluno fez o pedido utilizando o SisFIES, deverá se dirigir até a Caixa Econômica Federal, onde o contrato foi firmado, para fazer a formalização do pedido de prolongamento do prazo de pagamento, assinando o Termo Aditivo ao contrato de financiamento. Esse termo também deverá ser assinado pelo seu fiador legal.

Quais São os Documentos que Deverão ser Apresentados Para Formalizar a Renegociação FIES 2017?

O estudante deverá apresentar alguns documentos ao seu agente financeiro. São eles:

  • DRA (Documento de Regularidade para Alongamento de Amortização) – esse documento é extraído no SisFIES
  • Declaração de desistência ou inexistência de qualquer ação judicial que possa contestar as condições do financiamento ou de embargos opostos – esse documento é extraído também pelo SisFIES
  • Cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovantes de residência do solicitante e do fiador
  • Comprovante de renda do fiador com o valor igual ou superior ao dobro do valor da nova prestação que já foi calculada

Se Possuir Alguma Parcela em Atraso, o Aluno Poderá Solicitar a Renegociação FIES 2017?

Os alunos que possuem alguma parcela atrasada poderão tranquilamente solicitar a Renegociação FIES 2017.

Fica a critério do aluno resolver essa pendência, ou seja, se ele deseja quitar as parcelas atrasadas no momento da formalização do termo aditivo de alongamento do prazo ou se prefere incorporar as parcelas ao saldo devedor refinanciado.

Renegociação FIES 2017: Como Fazer?
4 votes. Average: 3.3 out of 5!

30 thoughts on “Renegociação FIES 2017: Como Fazer?

  1. Iris Rosende Pinto

    Eu gostaria de saber como faço para conseguir os 100% do FIES pois quando me inscrevi solicitei comuniquei que por motivo de ser portadora de uma RETOCOLITE ULÇERATIVA HEMORRAGICA e ter feito uma cirurgia no punho direito, estou sem trabalhar desde 2009. Tenho 58 anos e estudo na Universidade Estácio de Sá, vou cursar o no quinto período, mas não tenho condições de pagar as parcelas no momento minhas duas filhas também estudam lá, pelo FIES, estão desempregadas e também não conseguiram os 100%, como nóstrespodemos faer para continuar os nossos estudos

    Reply
    1. Iris Rosende Pinto

      como nós três podemos fazer para continuar nossos estudos, eu faço graduação em Psicologia, Pammella Renata Pinto de Lima, uma das filhas Direito, Pennellop Rakel Pinto de Lima Engenharia de Produção. Nós estudamos na Universidade Estácio de Sá em Recife. Agradecendo desde de já Iris Rosende Pinto

      Reply
  2. michelle

    Para fazer a renegociaçao tem que encerrar o fies ou nao??

    Reply
  3. CINTIA COSTA BASILIO

    Bom dia !
    Gostaria de informação para renegociação do Fies, para quem fez o contrato a partir de 18 de janeiro de 2010. Estou em debito com o SisFies devido ter ficado desempregada e não ter condição de pagar o valor da parcela , pois está acima do meu orçamento .
    Fico no aguardo .

    Cintia Costa

    Reply
  4. marcio silva

    o meu contrato foi firmado no dia 10/12/2007 posso renegciar minha divida?

    Reply
  5. Maria Vanda Alves da Silva

    Gostaria de ajuda para renegociar um ano de estudo que fiz na UNINORTE. meu telefone é 68-999438444. meu cpf é 43506143204. quando tendo diz que não foi autorizado por Ms. diz que tenho que procurar a agencia onde fiz já procurei eles disseram que tenho que pegar a autorização no site. por favor alguém pode me ajudar. obrigada

    Reply
  6. Andressa

    Fiz o fies em 2011 quando vou pode fazer a renegociação?

    Reply
  7. DAISYLETH TAMARA DE BARROS

    boa noite gostaria DE VOLTAR A FAZER MEU CURSO PAREI EM 2017.1 E NA O RETOMEI POR MOTIVO DE DOENÇA FUI NA FACULDADE ELES MIM ENFORMARAM QUE PERDI GORA ESTOU DESEMPREGADA E NÃO TENHO COMO NEGOCIAR GOSTARIA MUITO DE VOLTAR A TERMINAR O MEU CURSO O QUE VOCÊS PODE FAZER POR MIM

    Reply
  8. Claudia

    Quem tem contrato de 2013 não pode renegciar, tentei e não deu. Infelizmente é ijusto essa patifaria de so quem fez ate dia tal de 2010. E os demais que se danem.

    Reply
    1. Jessica Kovalczuk

      Sou jessica kovalczuk. Meu fies é de 2013. Fiz 2 anos cancelei e agora pago minha faculdade. Como posso renegociar ou prolongar o prazo para iniciar o pgto, sendo que só estáo renegociando ontrato de 2010?

      Reply
  9. Leilyane

    Faço psicologia e meu contrato acabou… Não consegui concluir o curso, faltam 2 semestres. Tem algo a ser feito neste caso?

    Reply
  10. Elciane Meireles Melo

    me chamo Elciane e gostaria de saber se há possibilidade de recuperar meu fies, mudar de faculdade e curso reaproveitar materia, pois escolhi meu curso para agradar meu marido, e percebi que esse foi meu pior erro, nao concegui ter um bom rendimento nesse curso e acabei perdendo o meu fies, mais se eu nao terminar e nao conceguir uma profuçao nao terei como cumprir com minha divida, pois agora o meu esposo que escolheu este curso e que dissse que me ajudaria me abandonou com 3 filhos, e eu nao tenho nenhuma profissao em ctps, preciso terminar pois nao gosto de ficar devendo, eu ja ia cursar o 6 periodo de fonoaudiologia, mais o curso que gostaria de fazer seria nutriçao, preciso de ajuda nem que seja para cursar um tecnico em nutriçao, já me ajudaria bastante.

    Reply
  11. Francisca

    Minha filha estuda na UNP ,Rio Grande do Norte… financiamento Fies…mas não é 100% .Como fazer para conseguir ?

    Reply
  12. Ricardo

    Meu contrato foi assinado em 2011, é possivel fazer renegociação ?

    Reply
  13. Valéria Lemos Antunes Ferreira

    Boa noite gostaria de saber quando termina o aditamento para o 2º semestre de 201? Eu estou em atraso com 3 parcelas dos juros que totalizam 153,00 reais,e no momento não estou em condição de pagar me encontro desempregada,só poderei pagar essas parcelas no final do mês de setembro,mas meu medo é que não dê tempo para fazer o aditamento e sendo assim perco o FIES e não consigo continuar meu estudos,estou na instituição Uniabeu cursando o 6º período em administração. Espero resposta de vocês positiva,obrigada.

    Reply
  14. ANGELA

    Gostaria de saber se quem solicitou o FIES PELO BANCO DO BRASIL tb entra na negocição, pois acima apenas cita caixa economica federal. Eu tentei entrar com meu numero de contrato no portal do sisfies para negociaar, mas nao consegui acesso.

    Reply
    1. Felippe

      Angela você conseguiu alguma coisa, meu caso é igual o seu, e o banco nao fala naa sobre. Me contate 16 992248658

      Reply
  15. Aracels Stamatiu

    iz um contrato com o FIES em 2012 e concluí o curso em 21013, paguei todas as parcelas trimestrais e agora em 2917 comecei a pagar as parcelas do financiamento. Mas essas parcelas estão um tanto altas para o meu orçamento e já atrasei algumas. Me informei no FIES e disseram que somente contratos firmados até 2010 podem ser renegociados, FUi à Caixa Econômica Federal e lá disseram que não podem fazer nada. Neste site vocês dizem que é possível negocias o FIES 2017, basta apresentar alguns documentos. Pergunto onde apresentar esses documentos? Obrigada
    Araceles

    Reply
  16. Aracels Stamatiu

    Entrei no site do SIsfies e nada consta sobre renegociação de dívida do FIES 2017.

    Reply
  17. Bruno

    Tem algum equívoco aqui nessa informação. O correto para a renegociação é ter firmado o contrato ATÉ 14 de Janeiro de 2010 e não A PARTIR, como está na matéria.

    Reply
  18. Marcus Valerius

    A renegociação é disponível somente para quem contratou o FIES pela Caixa? O meu financiamento foi feito pelo Banco do Brasil, em 2013. Mas ao acessar a renegociação, surge a seguinte mensagem: “(MSG800) As informações do seu financiamento não foram disponibilizadas pelo agente financeiro. Favor dirigir-se à agência da CAIXA onde contratou o financiamento. ” Neste caso como eu devo proceder.

    Reply
  19. Manuella Martins

    Meu fiador faleceu há 10 anos, como fazer nesses casos?

    Reply
  20. landisley

    Olá, preciso urgente de uma verificação no meu contrato do fies, qual o motivo da falta do repasse pra faculdade, liguei inúmeras vezes, não tive êxito, fiz tudo certo, suspensão, dilat

    Reply
  21. Odete Paula Moura

    Olá,
    Em 30 de outubro de 2003 , solicitei um credito Fies porém no momento que eu teria que começar a pagar fiquei desempregada, por isso fiquei inadimplente . Meu débito foi para o judiciário , já teve sentença e está em fase de execução.
    Antes da fase de execução , quando fui intimada pelo judiciário procurei a agência da CEF , em Eunápolis/Bahia para negociar administrativamente, porém não souberam me direcionar para algum departamento e renegociar a dívida. Fui embora e enviei um comunicado para a CEF e o mesmo comunicado para a justiça federal informando que não consegui resolver a dívida mais demonstrando interesse em resolver.
    Neste momento, estou em em contato com uma funcionária da CEF que me diz que eu tenho como resolver via administrativamente porém tenho que pegar no site do FIES um formulário de nome DRA , preenchê-lo e retomar na CEF.
    Por inúmeras vezes eu tentei e não consigo, estou bloqueada, aparece uma mensagem que me impede de prosseguir.
    Por favor, o que faço? Existe um telefone que eu possa ligar? Já me deram um 0800 porém como só possuo celular não consigo ligar.
    Aguardo resposta.

    Reply
  22. Jessica Kovalczuk

    Preciso renegociar fies 2013. Pago minha faculdade pois não pude usar meu fies. Mais só renegocião 2010. Por favor quero renegociar ou prorrogar prazo para iniciar pgto. Jessica kovalczuk.

    Reply
  23. Luis Paulo Spanlenza Pavan

    Possuo dívida junto ao FIES, gostaria de renegociar. Como proceder?

    Reply
  24. Fabiana Alves Da Silva Pereira

    Gostaria de reiniciar o meu fies mas não consigo acessar pelo site . Já fui varias vezes na caixa econômica e me deram uns boletos paguei e depois era para entrar no site e renegociar mas não consigo volto na caixa e sonfalam que tem que ser pelo site. Quero pagar mas como

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *