Renegociação FIES 2017: Como Fazer?

O FIES, sem dúvida, é a melhor opção de financiamento estudantil para quem precisa estudar, mas não pode pagar. Quem já solicitou e já utiliza esse benefício pode realizar a Renegociação FIES 2017. Saiba mais informações de como fazer a Renegociação FIES 2017 na matéria de hoje!

O FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) pode ser utilizado por qualquer estudante de graduação superior não gratuita com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC (Ministério da Educação). Diversos estudantes já se beneficiaram com esse tipo de financiamento e só começaram a “devolver” o dinheiro para o Governo depois de formados.

Renegociar as parcelas do FIES é um recurso disponibilizado para quem já utiliza esse financiamento e, por algum motivo, está inadimplente e não conseguiu pagar as mensalidades. Quem está em dia com as mensalidades também pode solicitar a Renegociação FIES 2017 se quiser reorganizar suas finanças.

Como Funciona a Renegociação FIES 2017?

Todos os estudantes que assinaram e firmaram contrato com o FIES a partir de 14 de janeiro de 2010 tem o direito de renegociar o prazo para quitação das suas dívidas.

O prazo para estender a amortização poderá ser até 3 vezes o período de utilização do financiamento, acrescido de mais 12 meses.

Essa possibilidade de renegociação foi feita para que os alunos que tenham os contratos firmados antes de 14/01/2010 também possam estender os prazos de pagamento de seus financiamentos.

Como Solicitar a Renegociação FIES 2017?

Todo o processo de solicitação da Renegociação FIES 2017 é feito pela internet através do SisFIES (Sistema Informatizado do FIES), onde o aluno também poderá consultar o prazo da amortização e simular o valor que deverá ser pago nas novas prestações do financiamento.

Depois que o aluno fez o pedido utilizando o SisFIES, deverá se dirigir até a Caixa Econômica Federal, onde o contrato foi firmado, para fazer a formalização do pedido de prolongamento do prazo de pagamento, assinando o Termo Aditivo ao contrato de financiamento. Esse termo também deverá ser assinado pelo seu fiador legal.

Quais São os Documentos que Deverão ser Apresentados Para Formalizar a Renegociação FIES 2017?

O estudante deverá apresentar alguns documentos ao seu agente financeiro. São eles:

  • DRA (Documento de Regularidade para Alongamento de Amortização) – esse documento é extraído no SisFIES
  • Declaração de desistência ou inexistência de qualquer ação judicial que possa contestar as condições do financiamento ou de embargos opostos – esse documento é extraído também pelo SisFIES
  • Cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovantes de residência do solicitante e do fiador
  • Comprovante de renda do fiador com o valor igual ou superior ao dobro do valor da nova prestação que já foi calculada

Se Possuir Alguma Parcela em Atraso, o Aluno Poderá Solicitar a Renegociação FIES 2017?

Os alunos que possuem alguma parcela atrasada poderão tranquilamente solicitar a Renegociação FIES 2017.

Fica a critério do aluno resolver essa pendência, ou seja, se ele deseja quitar as parcelas atrasadas no momento da formalização do termo aditivo de alongamento do prazo ou se prefere incorporar as parcelas ao saldo devedor refinanciado.

Renegociação FIES 2017: Como Fazer?
3 votes. Average: 3.7 out of 5!

8 thoughts on “Renegociação FIES 2017: Como Fazer?

  1. Iris Rosende Pinto

    Eu gostaria de saber como faço para conseguir os 100% do FIES pois quando me inscrevi solicitei comuniquei que por motivo de ser portadora de uma RETOCOLITE ULÇERATIVA HEMORRAGICA e ter feito uma cirurgia no punho direito, estou sem trabalhar desde 2009. Tenho 58 anos e estudo na Universidade Estácio de Sá, vou cursar o no quinto período, mas não tenho condições de pagar as parcelas no momento minhas duas filhas também estudam lá, pelo FIES, estão desempregadas e também não conseguiram os 100%, como nóstrespodemos faer para continuar os nossos estudos

    Reply
    1. Iris Rosende Pinto

      como nós três podemos fazer para continuar nossos estudos, eu faço graduação em Psicologia, Pammella Renata Pinto de Lima, uma das filhas Direito, Pennellop Rakel Pinto de Lima Engenharia de Produção. Nós estudamos na Universidade Estácio de Sá em Recife. Agradecendo desde de já Iris Rosende Pinto

      Reply
  2. michelle

    Para fazer a renegociaçao tem que encerrar o fies ou nao??

    Reply
  3. Aracels Stamatiu

    iz um contrato com o FIES em 2012 e concluí o curso em 21013, paguei todas as parcelas trimestrais e agora em 2917 comecei a pagar as parcelas do financiamento. Mas essas parcelas estão um tanto altas para o meu orçamento e já atrasei algumas. Me informei no FIES e disseram que somente contratos firmados até 2010 podem ser renegociados, FUi à Caixa Econômica Federal e lá disseram que não podem fazer nada. Neste site vocês dizem que é possível negocias o FIES 2017, basta apresentar alguns documentos. Pergunto onde apresentar esses documentos? Obrigada
    Araceles

    Reply
  4. Aracels Stamatiu

    Entrei no site do SIsfies e nada consta sobre renegociação de dívida do FIES 2017.

    Reply
  5. Bruno

    Tem algum equívoco aqui nessa informação. O correto para a renegociação é ter firmado o contrato ATÉ 14 de Janeiro de 2010 e não A PARTIR, como está na matéria.

    Reply
  6. Marcus Valerius

    A renegociação é disponível somente para quem contratou o FIES pela Caixa? O meu financiamento foi feito pelo Banco do Brasil, em 2013. Mas ao acessar a renegociação, surge a seguinte mensagem: “(MSG800) As informações do seu financiamento não foram disponibilizadas pelo agente financeiro. Favor dirigir-se à agência da CAIXA onde contratou o financiamento. ” Neste caso como eu devo proceder.

    Reply
  7. Manuella Martins

    Meu fiador faleceu há 10 anos, como fazer nesses casos?

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *