Quitar FIES antecipado é vantagem? Consulta e Regras

Se você contratou o FIES para pagar seus estudos e gostaria de solicitar o encerramento antecipadamente, deve estar se perguntando se quitar FIES antecipado é vantagem. Hoje, você vai conhecer algumas regras e características de programa e descobrir se quitar FIES antecipado é vantagem.

Quitar FIES Antecipado é vantagem?

Quitar FIES antecipado é vantagem?

Antes de qualquer coisa, vamos entender o que é FIES?

FIES é a sigla para Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior. Trata-se de um programa do MEC (Ministério da Educação) destinado à concessão de financiamento estudantil a todos aqueles matriculados em cursos superiores presenciais não-gratuitos com avaliação positiva do MEC.

A taxa de juros do FIES é a menor da categoria de financiamentos estudantis, atualmente, no mercado: cerca de 6,5% ao ano.

Para solicitar a contratação, o estudante deve ter realizado o ENEM e obtido nota superior a 450 pontos, além de nota diferente de zero na redação.

Além disso, também precisará apresentar um fiador ou contratar um fundo de garantia de crédito que garantirão o pagamento do financiamento caso ele falhe com seu compromisso.

Desde 1999, o FIES tem sido uma das primeiras opções para quem deseja estudar e não tem como arcar com as mensalidades de um curso superior particular. O Governo paga as suas mensalidades e, depois de se formar, você “devolve” o dinheiro com os devidos juros.

Quem resolve quitar o financiamento de forma antecipada tem algumas vantagens, mas é preciso entender as regras do programa antes de tomar essa decisão.

Veja, a seguir, se quitar FIES antecipado é vantagem e programe-se!


Como quitar o FIES antecipadamente?

Chegou a hora de descobrir se quitar FIES antecipado é vantagem.

O encerramento antecipado do Financiamento pode ser solicitado pelo aluno por meio o SisFIES (Sistema Informatizado do FIES). Depois de fazer essa solicitação, dá-se início às fases de carência e amortização do contrato.

No entanto, o aluno deve ficar atento, pois a solicitação de encerramento antecipado não pode ser realizada a qualquer momento. Veja quando você poderá encerrar seu contrato do FIES antecipadamente:

  • Até o 15º dia de janeiro, fevereiro, março, abril, maio, julho, agosto, setembro, outubro ou novembro.

Em outras palavras, não é possível fazer o encerramento antecipado nos meses de junho e dezembro ou na segunda quinzena de qualquer mês.


Solicitação de Encerramento

Ao solicitar o encerramento, o estudante poderá antecipar a fase de amortização do financiamento, escolhendo entre uma das seguintes opções:

  1. Liquidar todo o salvo devedor no momento em que encerrar seu contrato e assinar o Termo de Encerramento;
  2. Continuar na fase de utilização do financiamento e, portanto, cumprir as demais fases (carência e amortização) de acordo com o contrato;
  3. Antecipar a fase de carência e cumprir a fase de amortização de acordo com o contrato;
  4. Antecipar a fase de amortização e pagar as demais prestações de acordo com o contrato.

Assim, o estudante estaria quitando o FIES antecipadamente ao escolher a primeira opção e liquidar todo o seu saldo devedor ao encerrar seu contrato.

Afinal, quitar FIES antecipado é vantagem?

Quitar um financiamento de modo antecipado sempre é uma boa ideia, já que você terá alguns descontos sobre os juros (de acordo com o Código de Defesa do Consumidor e seu artigo 52) e poderá aliviar seu orçamento mensal que não mais ficará comprometido com as parcelas.

Verifique junto ao FIES qual é o valor do pagamento à vista, programa-se e faça sua quitação antecipada!

Quitar FIES antecipado é vantagem? Consulta e Regras
9 votes. Average: 2.9 out of 5!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *