FIES sem Fiador: E agora?

Você sabia que é possível financiar os seus estudos por meio do FIES sem Fiador? É isso mesmo! Agora já não é mais obrigatória a apresentação de um fiador para poder solicitar o seu financiamento. Saiba tudo a respeito do FIES sem Fiador hoje a seguir nesse post.

FIES-sem-Fiador

FIES sem Fiador

Essa nova medida no FIES 2017 vai ajudar milhares de brasileiros que não podem pagar todas as mensalidades de seus cursos integralmente e que também não podem solicitar seus financiamentos justamente por não terem um fiador.

FIES sem Fiador: O que é o FIES?

O FIES (sigla para Fundo de Financiamento Estudantil) existe desde 1999 e já ajudou milhares de brasileiros a realizarem a conclusão de seus cursos superiores. Com juros muito baixos, cerca de 6,5% ao ano, o FIES acaba se tornando a melhor opção de financiamento estudantil ativa no mercado.

O financiamento é concedido ao aluno que, por sua vez, só começa a pagá-lo 18 meses após a conclusão do curso.

Muitas foram as vezes em que o aluno solicitava o financiamento, atendia todos os requisitos exigidos pelo órgão responsável, mas o benefício era negado pela falta de um fiador. Agora a história mudou, pois o aluno já pode solicitar o ingresso no FIES sem Fiador. Informe-se também sobre o Aditamento FIES 2017!

FIES sem Fiador: Como funciona?

O FIES, antigamente, era financiado por pessoas físicas e agora já não é mais. Hoje, ele é custeado por um fundo chamado Garantidor de Crédito que possibilita esse financiamento.

Antes, os financiamentos eram negados por causa da exigência de um fiador, e além disso esse fiador deveria possuir uma renda 2 vezes maior que o valor da mensalidade do curso. Esse era um fator que podia destruir sonhos pois nós sabemos como é difícil, em comunidades carentes, ter pessoas que recebam uma renda tão alta.

2

No entanto, é importante dizer que algumas empresas podem trabalhar com suas próprias regras e ainda exigir que se apresente um fiador.

O programa funciona da seguinte maneira: a cada emissão de um título de FIES sem Fiador, uma das parcelas deverá ter seu pagamento realizado pela instituição para que se possa realizar a reserva do crédito.

FIES sem Fiador: Como se cadastrar?

Realizar o cadastro para conseguir um financiamento do FIES sem Fiador é muito simples já que o processo é realizado pela internet através do SisFIES, um sistema informatizado do FIES.

Para realizar o seu cadastro, acesse esse site e siga todas as instruções necessárias.

FIES sem Fiador: Quem não precisa apresentar fiador?

Saber que você pode conseguir um financiamento estudantil do FIES sem a obrigatoriedade de se apresentar um fiador gera um alívio quase que instantâneo.

3

Abaixo relacionamos todos os casos que estão isentos de apresentá-lo. Veja:

  • Pessoas que estejam inseridas em um grupo familiar cuja renda per capita mensal esteja abaixo de 1 ½ salário mínimo;
  • Estudantes matriculados em qualquer curso de graduação universitária na modalidade licenciatura ou licenciatura plena;
  • Estudantes que sejam beneficiários com bolsas parciais de 50% do Prouni.

Veja como calcular sua renda familiar per capita: some todos os rendimentos dos membros de sua família (sem os descontos) e então divida pelo número de membros. O resultado será sua renda familiar per capita.

Caso o resultado ultrapasse o valor de 1 ½ salário mínimo, não será possível solicitar seu FIES sem Fiador.

FIES sem Fiador: E agora?
3 votes. Average: 4.7 out of 5!

2 thoughts on “FIES sem Fiador: E agora?

  1. Pérsida

    Meu filho gostaria de fazer com ajuda do fies , mas não temos fiador ….. Então é possivel ele fazer ? Porfavor me ajude , sou mãe de dois filhos e estou desempregada.

    Reply
  2. Thalison Alef Soares Fernandes

    Também quero saber se posso me cadastrar, me cadastrei apenas com meu salário bruto de 1.000 reais e não sei se posso participar do fies sem fiador :/

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *