FIES sem ENEM é Possível? Descubra aqui!

Se você pensa em solicitar o financiamento estudantil do governo, já deve ser perguntado se FIES sem ENEM é possível. Essa dúvida atinge milhares de interessados no financiamento. Para realizar seu sonho de estudar, você precisa saber se FIES sem ENEM é possível e hoje nós vamos esclarecer esse assunto definitivamente para que você não tenha mais dúvidas!

FIES sem ENEM é Possível

FIES sem ENEM é Possível?

 Antes de saber se FIES sem ENEM é possível, vamos entender melhor como o programa funciona.

FIES sem ENEM é possível? Entenda como funciona o programa!

O FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) existe desde 1999 com o objetivo de financiar o estudo de cursos superiores em instituições particulares.

Por meio desse financiamento, qualquer pessoa que atender aos requisitos exigidos e estiver matriculada em um curso superior com avaliação positiva do MEC poderá financiar todas as suas mensalidades.

É importante entender que o FIES não é uma bolsa de estudos, e sim um financiamento. Isso significa que o Governo irá arcar com todas as despesas de mensalidades do seu curso, mas você precisará “devolver” o dinheiro depois.

Uma das grandes facilidades do FIES 2017 é a possibilidade de começar a pagar o financiamento apenas depois de se formar. Além disso, o FIES trabalha com um dos juros mais baixos do mercado de financiamentos estudantis: apenas 6,5% ao ano.

Fique atento a um detalhe importante: o FIES arca somente com os custos de mensalidade. Caso seja necessário pagar taxas de matrícula, rematrícula, material ou uniforme, por exemplo, o aluno deverá se responsabilizar.

2

FIES sem ENEM é possível? A resposta definitiva está aqui!

Se você ficou interessado nesse modelo de financiamento e quer saber se FIES sem ENEM é possível, leia com atenção os próximos parágrafos!

Desde o início de 2016, a seleção dos estudantes que podem contratar o FIES é feita exclusivamente com base nos resultados que esse estudante obteve no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

Para estar apto a contratar o financiamento, o estudante deve, obrigatoriamente, ter realizado pelo menos uma edição do ENEM nos últimos 5 anos e obtido nota maior do que 450 nas provas e nota diferente de 0 na redação.

Essas são as normas estabelecidas pelo MEC e, infelizmente, não é possível contratar o FIES sem ter feito o ENEM.

Fies sem ENEM

FIES sem ENEM é possível? Veja outras alternativas!

Se você não fez o ENEM nos últimos 5 anos ou se fez mas não obteve as notas mínimas na prova e na redação, pode buscar outras alternativas para financiar seu curso superior.

Uma das alternativas é o crédito estudantil privado oferecido por grupos como o Pravaler e o PEP

Outra alternativa é buscar financiamentos em bancos. Nesse caso, a cautela deve ser redobrada, já que as taxas de juros costumam ser ainda mais altas.

Antes de tomar qualquer decisão, é preciso avaliar se o financiamento é a melhor saída.

Conferir as taxas de juros praticadas e fazer uma simulação do valor que precisará pagar é o passo mais importante para você não se afundar em dívidas depois.

FIES sem ENEM é Possível? Descubra aqui!
1 votes. Average: 5 out of 5!

4 thoughts on “FIES sem ENEM é Possível? Descubra aqui!

  1. karinacassia

    fies 2017

    Reply
  2. Tamires

    Moral da história, não tem como fazer o financiamento pelo FIES sem ter feito o enem.

    Reply
  3. Juliana

    Nao tem como fazer fies sem ter feito enem eu nao fiz e agora

    Reply
  4. renato

    essa e a nova regra do ministro de temer

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *