FIES e PROUNI ao mesmo tempo: Quando é possível?

Diversos programas do governo federal facilitam o acesso ao ensino superior, mas será que é possível fazer FIES e PROUNI ao mesmo tempo? Se você tem essa dúvida, está lendo a matéria certa. Quer saber se você pode fazer FIES e PROUNI ao mesmo tempo? Continue conosco até o final!

FIES e PROUNI ao Mesmo Tempo

FIES e PROUNI ao Mesmo Tempo

Como Funcionam os Programas FIES e PROUNI?

FIES

FIES é a sigla para Fundo de Financiamento Estudantil. Trata-se de um programa que visa facilitar o acesso ao ensino superior por meio de um financiamento do governo.

O estudante que contrata o FIES tem seus estudos pagos pelo governo e começa a pagar o financiamento, ou seja, devolver o dinheiro para o governo, somente depois de formado.

Os juros do FIES são os mais baixos do mercado na categoria de financiamentos estudantis: cerca de 6,5% ao ano para todos os cursos.

Para contratar o FIES 2017, é necessário atender algumas regras e requisitos:

  • Ter realizado uma edição do ENEM nos últimos 5 anos e obtido nota mínima de 450 pontos, além de nota diferente de zero na redação;
  • Ter interesse em um curso de graduação com avaliação positiva pelo MEC;
  • Ter um fiador ou contratar uma fiança solidária ou fundo garantidor de crédito privado;
  • Possuir uma renda familiar per capita de, no máximo, 3 salários mínimos.

PROUNI

O PROUNI, Programa Universidade Para Todos, é outra iniciativa de acesso ao ensino superior que distribui bolsas de estudo parciais e integrais.

Os candidatos do PROUNI são selecionados de acordo com suas notas do ENEM, portanto, o processo de aprovação leva em consideração o mérito dos estudantes com melhor desempenho acadêmico.

Veja quais são os requisitos que devem ser atendidos por quem quer concorrer a uma bolsa pelo PROUNI:

  • Ter realizado uma edição do ENEM nos últimos 5 anos e obtido nota mínima de 450 pontos, além de nota diferente de zero na redação;
  • Ser estudante egresso do ensino médio em rede público ou do ensino particular na condição de bolsista integral;
  • Possuir uma renda familiar per capita de, no máximo, 3 salários mínimos.

É Possível Fazer FIES e PROUNI ao mesmo tempo?

Você pode fazer FIES e PROUNI ao mesmo tempo em uma situação: quando você tiver uma bolsa parcial do PROUNI e quiser financiar o valor da mensalidade desses mesmo curso pelo FIES.

Sendo assim, não é possível fazer FIES e PROUNI ao mesmo tempo se você tem uma bolsa A no PROUNI e quer financiar um curso B no FIES. Desde 2014, o MEC proíbe o uso simultâneo dos dois programas para cursos ou universidades diferentes.

Caso o candidato esteja concorrendo a uma bolsa do PROUNI e tentando utilizar o FIES ao mesmo tempo, ao ser contemplado com um dos benefícios, deverá abrir mão do outro.

Então, agora você já sabe que é possível fazer FIES e PROUNI ao mesmo tempo quando o bolsista do PROUNI requerer o FIES para cobrir o restante dos seus custos com a mensalidade, ou seja, os benefícios devem ser destinados ao mesmo curso.

FIES e PROUNI ao mesmo tempo: Quando é possível?
4 votes. Average: 5 out of 5!

2 thoughts on “FIES e PROUNI ao mesmo tempo: Quando é possível?

  1. Jean Carlo schirmann zanata

    Oi passei medicina na unifai da Universidade adamantina são Paulo preciso do fies
    Para cursar

    Reply
  2. Cleide

    Mas já tenho o fies, e desejo fazer o ProUni EaD é possível ??

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *