FIES com Nome Sujo: Posso Fazer?

Uma das regras do FIES que garante que o governo receba o valor das mensalidades de volta mesmo se o estudante falhar com o seu compromisso é a necessidade de um fiador para solicitar o financiamento para que o estudante fique no FIES com nome sujo.
Diante dessa regra, você deve estar se perguntando se é possível fazer o FIES com nome sujo. Você está prestes a descobrir isso com detalhes!

FIES com Nome Sujo

FIES com Nome Sujo

Só Pode Pedir o FIES Quem Tem Nome Limpo ou é Possível Pedir FIES com Nome Sujo?

Até 2012, uma das regras do programa exigia que o estudante comprovasse idoneidade cadastral para solicitar o financiamento. Em outras palavras, era preciso ter o nome limpo para pedir o FIES.

Felizmente, percebendo que essa regra prejudicava aqueles que mais precisavam de ajuda para pagar as mensalidades da faculdade, o MEC removeu essa exigência em 2013 e, hoje, é possível solicitar o FIES mesmo com nome sujo.

3

No entanto, as regras para quem quer pedir o FIES com nome sujo são um pouco diferentes. Veja:

  • Não é possível pedir FIES com nome sujo utilizando fiança solidária;
  • Não é possível pedir FIES com nome sujo utilizando fiança convencional.

Quem está com o nome negativado e quer solicitar o FIES, portanto, só poderá optar pelo Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEDUC) como fiador de seu contrato.

Como Pedir FIES com Nome Sujo?

Para pedir o FIES com nome sujo, como dissemos, você deve escolher o FGEDUC como fiador do seu contrato de financiamento. Essa escolha deve ser feita no momento da inscrição que pode ser feita através do site oficial do programa. http://sisfiesportal.mec.gov.br/?pagina=inscricao

No entanto, só podem usar o FGEDUC os estudantes que:

  • Forem matriculados nos cursos de licenciatura;
  • Apresentarem uma renda familiar per capita de, no máximo, 1 salário mínimo e meio;
  • Forem bolsistas do ProUNI e optarem por se inscrever no FIES para o mesmo curso no qual já possuem a bolsa.

Atenção: antes de fazer sua inscrição, verifique se a universidade na qual você deseja estudar aderiu a essa modalidade de financiamento.

2

Certifique-se também de não estar inadimplente com o Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC). Se esse for o seu caso, você não poderá solicitar o FIES nem mesmo por meio do FGEDUC.

FIES com Nome Sujo: Posso Fazer?
2 votes. Average: 4 out of 5!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *