FIES 2017 Lista de Espera: Consulta e Datas

Você fez sua inscrição no FIES e quer saber se foi aprovado ou se foi para a FIES 2017 Lista de Espera? Então, você está no lugar certo! Hoje, você entenderá como funciona o programa e, principalmente, como funciona a FIES 2017 Lista de Espera. Fique conosco!

Listas de espera são comuns em processos seletivos e concursos, mas o FIES é um Fundo de Financiamento, então, por que tem lista de espera também?

Temos certeza que essa é uma de suas dúvidas a respeito do FIES 2017 e, por isso, fizemos essa matéria para que você esclareça todos os seus questionamentos. Antes, porém, vamos abordar rapidamente o que é e como funciona o FIES para você que ainda não sabe.

O Que é e Como Funciona o FIES?

FIES é a sigla para Fundo de Financiamento Estudantil. Trata-se de um financiamento administrado pelo Governo Federal e pelo Ministério da Educação que tem o principal objetivo de oferecer recursos financeiros para alunos que estudam em instituições privadas de ensino superior.

Em outras palavras, o aluno financia o seu curso e quem paga por ele é o Governo Federal. Somente depois de se formar, o aluno começa a pagar o financiamento, com os devidos juros, devolvendo o dinheiro ao Governo.

O FIES é uma das alternativas para quem deseja cursar o ensino superior, mas não tem como arcar com as mensalidades.

É importante avaliar muito bem o cenário financeiro antes de contratar o FIES já que o aluno sairá da faculdade já com uma grande dívida e deverá honrar com seu compromisso.

Por Que Existe uma FIES 2017 Lista de Espera?

Como o FIES é bastante concorrido, existe uma lista de espera para atender a todos de acordo com os critérios estabelecidos pelo MEC e a ordem de solicitação do financiamento.

FIES 2017 Lista de Espera nada mais é do que uma lista com os nomes dos alunos que não conseguem o financiamento na primeira tentativa. Os estudantes que não são selecionados na chamada única são incluídos automaticamente nessa lista para o preenchimento das posteriores vagas remanescentes.

Datas e Consulta da FIES 2017 Lista de Espera

A lista de espera do FIES sai sempre junto com a lista dos aprovados.

Estamos escrevendo essa matéria em janeiro de 2017 e, no momento, não estão liberadas novas contratações do FIES para esse ano. Isso só deve ocorrer a partir de fevereiro e, então, começarão a ser divulgadas as listas de aprovados e também as listas de espera com os nomes de quem não teve o financiamento aprovado na primeira tentativa.

Nós atualizaremos essa matéria assim que a primeira FIES 2017 Lista de Espera for divulgada.

Alternativas ao FIES

Quem não conseguiu a aprovação do FIES na primeira tentativa e não quer esperar para estudar, pode encontrar no mercado outros financiamentos estudantis como o PEP, o PRAVALER ou diretamente em instituições bancárias.

Outra alternativa é o Educa Mais Brasil que oferece bolsas de estudo em diversos cursos superiores de graduação e pós-graduação. Não se trata de um financiamento, mas sim de uma maneira de ganhar descontos nas mensalidades que podem chegar a até 70%.

Bons estudos!

FIES 2017 Lista de Espera: Consulta e Datas
8 votes. Average: 5 out of 5!

2 thoughts on “FIES 2017 Lista de Espera: Consulta e Datas

  1. maria domingues

    Ano passado eu me cadastrei no FIES, mas não fiz o financiamento, agora tentei me cadastrar e aparece a mensagem que eu já tenho cadastro. posso me considerar cadastrada para 2017? pois não consigo ter acesso aos meu dados no site fo FIES.

    Reply
  2. Gislene Ribeiro

    A minha filha irá começar a faculdade esse ano como fazer o financiamento?

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *