Documentação para Fies 2018: Saiba quais!

Quem foi contemplado com o financiamento estudantil deve ficar atento para a documentação para FIES 2018 que deve ser entregue. O estudante tem a chance de pagar uma mensalidade mais acessível com esse tipo de financiamento estudantil. Confira todas as informações sobre a documentação para FIES 2018.

Documentação para Fies 2018

Documentação para Fies 2018

O MEC ou Ministério da Educação criou o programa chamado FIES ou Fundo de Financiamento Estudantil com o objetivo de financiar os estudos de todas as pessoas que não tinham condições de pagar a mensalidade integralmente nas instituições de ensino superior.

Por serem disputadíssimas, nem todos conseguem uma vaga em uma instituição de ensino superior pública e infelizmente as mensalidades cobradas nas instituições privadas são altíssimas. O financiamento estudantil serve para que os estudantes nessas condições possam financiar seus estudos, concluindo assim o Ensino Superior.

Quem pode solicitar o FIES 2018?

Como você conferiu acima, o FIES é um financiamento estudantil e é destinado a todos que querem financiar os estudos.

Qualquer curso que tenha avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior pode ser financiado nesse programa.

Por ser um programa do governo, algumas mudanças são feitas anualmente para que ele se torne melhor para todos. Atualmente ele foi dividido em 3 modalidades, conheça cada uma delas antes da abertura doFies 2018 inscrições:

  • FIES 1: Para essa modalidade a previsão de abertura de vagas é de aproximadamente 100 mil e o estudante para participar dessa modalidade deve pertencer a uma família com renda per capita de até 3 salários mínimos;
  • FIES 2: Para essa modalidade a previsão de abertura de vagas é de 150 mil e contempla apenas os estudantes que pertençam a uma família com renda per capita de até 5 salários mínimos;
  • FIES 3: Nesta modalidade o BNDES que disponibilizará os recursos, juntamente com os fundos regionais de desenvolvimento das seguintes regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste. Serão 60 mil vagas disponíveis e podem participar os estudantes de famílias com renda per capita de até 5 salários mínimos. Os juros são baixíssimos, os menores do mercado.

Quais são os passos para fazer a inscrição?

Você que está interessado em fazer a contratação do FIES deve ficar atento aos procedimentos para fazer a inscrição e em seguida, qual a Documentação para FIES 2018 que deverá ser entregue. Veja a seguir:

  • Faça a sua inscrição no processo de seleção, acesse o site e preencha as informações que forem solicitadas;
  • Valide todas as suas informações na CPSA ou Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento de sua Instituição de Ensino Superior no prazo máximo de 10 dias;
  • Formalize a contratação do seu financiamento.

Qual a Documentação para FIES 2018?

Para formalizar a sua contratação de financiamento é necessário que você entregue toda a documentação para FIES 2018.

Os estudantes deverão apresentar alguns documentos para validar as informações na CPSA que foram preenchidas.

Para consultar todos esses documentos necessários, basta visitar o site e verificar todas as informações referentes.

Após ter concluída essa validação, será necessário validar as informações no seu correspondente bancário, veja a seguir quais são esses documentos:

Documentos do aluno

  • Termo de concessão ou de atualização do usufruto de bolsa parcial do ProUni, quando for o caso;
  • Documento de identificação;
  • Comprovante de residência;
  • CPF próprio e, se menor de 18 anos de idade não emancipado, CPF do seu representante legal;
  • Documento de Regularidade de Inscrição (DRI) emitido pela Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento do FIES (CPSA);
  • Certidão de casamento, CPF e documento de identificação do cônjuge, se for o caso;

Documentos do fiador

  • RG e CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Certidão de casamento;
  • Comprovante de rendimentos.

Contato FIES

  • Telefone da Central de Atendimento – 0800 61 61 61
  • Online – clique aqui
Documentação para Fies 2018: Saiba quais!
Avalie Este Artigo Agora

One thought on “Documentação para Fies 2018: Saiba quais!

  1. Tassia da Silva Andrade

    Olá bom dia
    Meu nome e Tassia, gostaria muito de saber quem poderia esta sendo fiador para o aluno, ate quanto o fiador tem seu rendimento, para ajudar a garantir a vaga?

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *