Como Pedir Suspensão do FIES 2017: Trancamento e Regras

Se você chegou até aqui, deve estar buscando informações de como pedir suspensão do FIES 2017. Para saber tudo sobre as regras de utilização e suspensão do financiamento, você está no lugar certo! Continue conosco e saiba como pedir suspensão do FIES 2017.

Como Pedir Suspensão do FIES 2017

Como Pedir Suspensão do FIES 2017

Antes que você saiba como pedir suspensão do FIES 2017, há algo muito importante que você deve entender: a diferença entre suspensão e encerramento. Entenda essa diferença no próximo tópico.

Diferença Entre Suspensão e Encerramento do FIES

Muitas pessoas não sabem, mas existe uma diferença entre suspensão e encerramento do contrato do FIES.

Suspensão

A suspensão é temporária, o que significa que o estudante poderá continuar utilizando o FIES depois de fazer a suspensão.

É possível ficar com o financiamento suspenso por até 2 semestres consecutivos. Depois desse período, o estudante deve voltar a utilizar o FIES ou fazer o encerramento.

Encerramento

Esse é um procedimento definitivo. Depois de fazer o encerramento antecipado de seu contrato, o estudante não poderá voltar a utilizar o FIES, diferentemente de quem faz a suspensão temporária.

Estudantes que encerram seu contrato de financiamento antecipadamente nunca mais poderão pedir um novo financiamento, a menos que as regras do FIES mudem.


Regras Para Pedir Suspensão do FIES 2017

Agora que você já sabe a diferença entre suspensão e encerramento, chegou a hora de saber como pedir suspensão do FIES 2017.

Lembre-se: você deve pedir a suspensão caso tenha intenção de voltar a estudar em até 2 semestres. Entenda detalhadamente como todo o processo funciona.

Quando devo pedir a suspensão do contrato FIES?

A suspensão do contrato do FIES pode ser solicitada pelo estudante diretamente no SisFIES até o 15º dia de janeiro, fevereiro, março, abril ou maio caso ele queira suspender os estudos no primeiro semestre ou até o 15º dia de julho, agosto, setembro, outubro ou novembro caso queira suspender os estudos no segundo semestre.

O prazo começará a contar a partir do primeiro dia do mês seguinte.

Caso o estudante queira suspender um semestre por falta de renovação (Aditamento FIES 2017), pode fazer a solicitação em qualquer mês do semestre que será suspenso. Nesse caso, o prazo começará a contar a partir do primeiro dia do semestre suspenso.

O que o estudante pode fazer se a suspensão do contrato for rejeitada pela CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento do FIES)?

O estudante poderá pedir uma nova suspensão após o cancelamento da rejeição feito pela Comissão.

Quantas suspensões o estudante pode solicitar?

Os estudos podem ficar suspensos por até 2 semestres, mas há algumas exceções onde esse prazo pode aumentar:

  • Por mais 1 semestre quando a CPSA apresentar e validar algum fato que justifique a extensão do prazo de suspensão;
  • Por mais 2 semestres quando a instituição de ensino encerrar suas atividades – o MEC deve reconhecer esse encerramento.

A instituição de ensino pode suspender o contrato do estudante?

Sim. A suspensão por parte da instituição de ensino se dá quando o estudante não faz a renovação do contrato de financiamento dentro do prazo regulamentado.


Como Pedir Suspensão do FIES 2017?

O aluno pode pedir a suspensão de seu contrato de financiamento através do SisFIES

Depois de fazer o login, basta clicar na opção “Aditamento FIES” e, na parte inferior da tela, verificar se há suspensões disponíveis. Então, é só clicar na referência e seguir os passos fornecidos na tela.


 

Como Pedir Suspensão do FIES 2017: Trancamento e Regras
9 votes. Average: 3.4 out of 5!

3 thoughts on “Como Pedir Suspensão do FIES 2017: Trancamento e Regras

  1. Pabio

    Alguém sabe me informar se é possível pedir a suspensão do fies mesmo após ter realizado o aditamento?

    Reply
  2. Tiago Fernando

    Por favor, me responda o mais rápido o possível.
    Fiz minha rematricula, mas quero trancar a faculdade. Ainda não cursei nenhuma aula e nem pretendo.
    É o seguinte: se eu suspender o Fies agora, sem fazer o aditamento e em seguida trancar a faculdade, vou ter que pagar a primeira mensalidade no valor total ainda? Ou não funciona assim?
    Estou confuso pois quando fui na CPSA, a mulher me disse que eu deveria esperar depois do dia 20 que é quando eles vão liberar o aditamento, pois se eu fizer antes, o Fies não vai cobrir a rematricula e a mensalidade (já paguei o boleto da rematricula de 60 e pouco reais e o boleto da mensalidade ainda não foi mandada que pelo Fies é 60 e alguma coisa, sem o Fies é 900 e alguma coisa), e agora ela me diz isso. Por favor, me ajudem, estou confuso. O que exatamente devo fazer?

    Reply
  3. Tito

    Oi por favot alguém pode me responder? Eu posso pedir a suspensão do fies por 2 semestres e vltar a usalo novamente mas em outra faculdade em outra cidade?

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *