Cancelamento do Fies: Veja como fazer!

Caso você não esteja satisfeito com o curso ou a faculdade que escolheu ou caso queira interromper os estudos por qualquer motivo, você pode fazer o cancelamento do FIES. Alguns detalhes devem ser observados no momento do cancelamento do FIES. Aprenda tudo a respeito disso no post de hoje.

1

Cancelamento do Fies

O FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) é, sem dúvida alguma, uma excelente opção para te ajudar a pagar a faculdade. No entanto, imprevistos ou mudanças de plano podem sempre acontecer.

Se você é um aluno e deseja fazer o cancelamento do FIES 2017, deve estar ciente que precisará quitar o que ainda está devendo. Há 4 formas de pagar essa dívida. Preste atenção nos próximos tópicos e tire todas as suas dúvidas.

Cancelamento do FIES passo a passo

O cancelamento do FIES deverá ser solicitado no SisFIES (sistema online do FIES). Você só poderá fazer essa solicitação até o dia 15 de cada mês, exceto nos meses de junho e dezembro, onde o encerramento antecipado do contrato não está disponível.

Passo 1

Acesse o SisFIES clicando aqui e faça o seu login. Clique em “Encerramento”, depois em “Aditamentos Disponíveis” e, por fim, selecione o semestre disponível.

Passo 2

Agora, você deverá escolher uma das 4 opções de quitação disponíveis. Como dissemos, você terá que pagar o que ainda deve e há 4 maneiras de fazer isso.

Opção 1: Liquidar o contrato no ato do encerramento.

Nessa opção, você deverá pagar o que deve de uma só vez, ou seja, sem opções de parcelamento. Quando você for ao banco assinar seu Termo de Encerramento, deverá quitar a dívida por completo.

1

Opção 2: Permanecer na fase de utilização.

Nesse caso, as fases de carência e utilização e também o pagamento trimestral com juros continuarão existindo até o final do prazo do contrato. Assim, você deverá pagar as parcelas trimestrais e, ao final dessa etapa, deverá cumprir normalmente as fases de amortização e carência.

Opção 3: Antecipar a fase de carência.

Depois que você assinar o Termo de Encerramento, começará a pagar as parcelas trimestrais. Só depois de finalizar essa etapa, passará a quitar as parcelas do seu financiamento sem que haja um período de carência para tal.

Opção 4: Antecipar a fase de amortização.

Se escolher essa opção, você deverá parcelar toda a dúvida que falta segundo sempre o prazo de 3x o tempo usado do financiamento acrescido de um ano. Isso significa que se o curso tiver duração de 2 anos, você terá 7 anos para quitar o que falta.

3

Passo 3

Depois de escolher uma das opções de quitação, você deverá clicar em “Gravar e Prosseguir” e, por fim, em “Confirmar”.

Passo 4

Depois de todos esses passos, o sistema informará o prazo que você tem para ir ao banco assinar seu Termo de Encerramento. O fiador do seu contrato deve ir junto com você.

Caso você desista do cancelamento do FIES e não vá ao banco no prazo estipulado, o pedido do cancelamento será anulado e você poderá continuar estudando normalmente.

Cancelamento do Fies: Veja como fazer!
2 votes. Average: 4.5 out of 5!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *