Aditamento FIES 2018: Como fazer? Prazos, Solicitação

Os estudantes que utilizam o FIES para financiar seus estudos devem ficar atentos aos prazos para a realização do Aditamento FIES 2018. Muitos acabam perdendo as datas para fazer essa renovação e com isso perdem o benefício. Saiba tudo sobre o Aditamento FIES 2018 e não perca o seu financiamento.

Aditamento FIES 2018

Aditamento FIES 2018

O FIES ou Fundo de Financiamento Estudantil do Ensino Superior foi criado pelo Ministério da Educação em 1999 e tem como principal objetivo oferecer financiamento estudantil a todos que não podem pagar a mensalidade de um curso superior integralmente.

Assim que o estudante consegue o seu financiamento, ele deve ficar atento aos prazos para efetuar a sua renovação de contrato de financiamento. Se por acaso ele perde esses prazos, infelizmente o seu financiamento é cancelado. Você confere outros motivos de cancelamento, no momento das inscrições FIES 2018, nas cláusulas do contrato.

Financiar os estudos com o FIES 2018 ainda é uma das melhores opções para quem quer estudar e não consegue pagar as mensalidades da faculdade integralmente.


Prazos para fazer o Aditamento FIES 2018?

O Aditamento FIES 2018 é a renovação do financiamento conquistado pelo estudante, logo quando sai o resultado FIES 2018. Ele é realizado 2 vezes por ano e é muito importante que o estudante realize essa renovação para ter o seu financiamento garantido até o final do curso.

Existem dois tipos de aditamento: o simplificado e o não simplificado.

O simplificado é quando o aluno não precisa fazer nenhuma alteração dos seus dados cadastrais e não possui nenhuma pendência financeira. Já o não simplificado é destinado aos estudantes que precisam alterar alguma informação cadastral e que possuem pendências financeiras, por isso, é importante conhecer a documentação para FIES 2018.


Solicitação do Aditamento FIES 2018

Este aditamento deve ser realizado através do SisFIES ou Sistema Informatizado do FIES. Quem solicita esse aditamento é a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA). O estudante, depois dessa solicitação, deve realizar a confirmação eletrônica.

Depois que a CPSA faz a solicitação de aditamento aos estudantes, eles devem conferir as informações inseridas no SisFIES e verificar se elas estão corretas.


Como fazer o Aditamento FIES 2018

O aditamento FIES 2018 poderá ser simplificado e não simplificado, como você observou acima, e ele é feito 2 vezes por ano.

Esse aditamento deve ser feito através do SisFIES. Depois de conferir todas suas informações cadastrais, o estudante deverá proceder da seguinte maneira:

  • Se os dados estiverem corretos, os estudantes devem comparecer em até 20 dias na CPSA para retirar o Documento de Regularidade de Matrícula ou DRM. Este documento deve estar devidamente assinado pelo presidente ou vice da comissão;
  • Se as informações estiverem incorretas, o estudante deve rejeitar esse aditamento e entrar em contato com a CPSA para corrigir as informações e reiniciar o processo de aditamento.

Passo a passo do Aditamento FIES 2018

Veja como é fácil fazer o aditamento:

  • Depois de receber o e-mail informando sobre a liberação do seu aditamento e acessar o site do SisFIES, clique em “Aditamento de Contrato”;

  • Agora, clique no botão “Aditamento de Contrato”;

  • Faça o login e verifique se seus dados estão corretos;
  • Se tudo estiver certo, no final da página, marque “sim”;

  • Agora, uma nova opção aparecerá e você deverá selecionar se precisa fazer alguma alteração ou não, e depois é só clicar em “Confirmar aditamento”;

  • Na tela que aparecer, haverá uma confirmação dizendo que o aditamento foi realizado. Por fim, basta imprimir o comprovante seguindo o link no final da página.

É importante ressaltar que se o aditamento for não simplificado, logo após assinarem o documento de regularidade de matrícula, os estudantes deverão dirigir-se ao Agente Financeiro para formalizar o aditamento em até 10 dias e assinar o contrato de financiamento.

Os estudantes deverão ir acompanhados de seus fiadores e representantes legais.

Caso ocorra o não comparecimento dos estudantes para a realização do aditamento, o financiamento será cancelado, portanto, fique atento aos prazos para não perder o benefício.

Aditamento FIES 2018: Como fazer? Prazos, Solicitação
1 votes. Average: 5 out of 5!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *